Programas de prevenção - Dependência Química
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean

Programas de prevenção em empresas aumentam as chances do sucesso no tratamento da Dependência Química

June 16, 2017

 

O alcoolismo é um assunto de preocupação mundial, um relatório divulgado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 2015 indicou que as Américas têm o maior consumo médio de álcool do mundo. Definida como doença pela Organização Mundial da Saúde, a dependência de álcool pode ser causada por fatores psicológicos, sociais e genéticos.

 

A sociedade como um todo precisa de orientação para saber lidar com os casos de dependência e nas empresas não é diferente. Um funcionário dependente químico pode apresentar desmotivação, queda no rendimento, tem maior probabilidade de sofrer acidentes de trabalho e aumento do absenteísmo, portanto é muito importante que a empresa possa encaminhá-lo para atendimento especializado com psicólogo e psiquiatra para que seja realizada uma triagem diagnóstica e se necessário, iniciar o tratamento, juntamente com o acompanhamento próximo da equipe de saúde ocupacional e do serviço social da empresa.

 

Segundo a psicóloga Patrícia França Proença especialista em Promoção de Saúde e Prevenção ao uso de Álcool e Drogas, apesar da Dependência Química não ter cura, a mesma pode ser controlada e possibilitar que o empregado volte ao trabalho, “a pessoa que realiza o tratamento de forma adequada pode retomar suas atividades laborais mesmo durante o tratamento ambulatorial, que é composto pelo acompanhamento psicológico e psiquiátrico”, explica.

 

Prevenção e Tratamento

 

Quando uma empresa possui um Programa de Prevenção e Tratamento da Dependência Química fica mais fácil identificar um funcionário que está com problemas com o uso indevido de álcool e drogas e encaminhá-lo para o tratamento adequado, além de ter a chance de sensibilizar as pessoas que possam ter uma maior possibilidade para o desenvolvimento da doença a reverem seus padrões de consumo de substâncias e avaliar sua qualidade de vida.

 

Conheça os principais benefícios de um Programa estruturado de Prevenção e Tratamento da Dependência Química em uma empresa: 

 

- Ajuda a criar um ambiente de trabalho mais saudável e seguro;

 

- A disseminação de informações adequadas sobre o uso de álcool e drogas contribui para conscientizar funcionários e seus familiares sobre as consequências da Dependência Química;

 

- Aumenta as chances de sucesso no tratamento;

 

- Incentiva a reinserção do dependente químico na empresa, na família e na sociedade;

 

-Apoiar um funcionário que possui um familiar dependente também é uma recomendação importante, pois ter um ente querido envolvido com a dependência química ocasiona adoecimento emocional e prejuízos em seu desempenho profissional e em outras áreas de sua vida.

 

Please reload

Posts em destaque
Posts recentes

November 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

Nossas redes
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square