A dependência de internet, a Baleia Azul e o papel dos pais
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean

A dependência de internet, a Baleia Azul e o papel dos pais

July 28, 2017

O jogo que virou preocupação mundial é também um alerta para a dependência de internet e o isolamento gerado pela tecnologia

 

 

 

 

Nos últimos meses, o jogo Baleia Azul (Sky Whale) ganhou destaque no Brasil, com o aparecimento de casos de adolescentes que podem ter cometido suicídio, após participar dos desafios. Esse cenário traz à discussão o que os pais podem fazer para proteger seus filhos deste e de outros perigos em rede, como o uso abusivo.

 

Cada vez mais a tecnologia ganha espaço no cotidiano das famílias e junto com as facilidades trazidas por ela também surgem riscos, pois na internet existem poucas regras e é possível ter acesso a qualquer pessoa e em qualquer lugar. Já na vida fora da web acontece um isolamento social, uma vez que as pessoas deixam de interagir entre si, para estarem conectadas com o mundo online.

 

Esse distanciamento abre portas para que perigos como a Baleia Azul cheguem a uma pessoa que esteja mais frágil emocionalmente. A pesquisadora norte-americana, Sherry Turkle, toca nesta questão quando diz que “a tecnologia entra na vida de uma pessoa quando as relações humanas não ocupam o seu devido lugar”.

 

 

Pais mais participativos

 

Em junho, Dora Góes, psicóloga e integrante do Grupo de Dependências Tecnológicas do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso – Pró-Amiti (Ipq-FMUSP), ministrou uma palestra sobre o assunto, organizada pelo Grupo Mulheres do Brasil e que teve como mediadora Fátima Macedo, diretora da Mental Clean.

 

Dora ressaltou a necessidade dos pais estarem mais presentes na vida dos filhos e saber o que eles fazem online: “não é uma questão de invasão de privacidade, os pais são os responsáveis legais pelos filhos e respondem judicialmente se cometerem algum crime, por exemplo. Saber com quem a criança ou adolescente conversa na web é uma forma de proteção”.

 

A psicóloga conta que os adolescentes sentem a necessidade de se identificar com um grupo e quando não encontram isso em casa é aberta uma lacuna que torna o jovem mais vulnerável a essas situações.

 

Dora também destaca a importância da família participar de atividades em conjunto, o que gera mais união e facilita o diálogo entre pais e filhos, “quando você participa da vida do filho ele acaba te contando as coisas, a conversa surge naturalmente”.­

 

 

Dependência tecnológica no trabalho

 

No ano passado, uma pesquisa brasileira realizada pela Triad Consulting, empresa especializada em produtividade, constatou que os profissionais entrevistados dedicavam apenas 60% do tempo ao trabalho. A perda da produtividade foi atribuída principalmente ao uso de internet durante o expediente, com e-mails e redes sociais.

 

A tecnologia revolucionou a forma como as pessoas se comunicam, trazendo praticidade e rapidez ao cotidiano. Mas, apesar dos benefícios, essas mudanças podem ter um lado negativo quando fogem ao controle e passam a prejudicar o trabalho e as relações pessoais.

O uso excessivo de internet pode levar ao isolamento social e causar Depressão, quando há a dependência quem sofre com o problema tem maior de prazer e satisfação no mundo online do que no offline.

 

Alguns sintomas de dependência de internet:

 

- Permanece mais tempo online do que pretendia;

- Fica irritado quando tenta diminuir o uso;

- Usa a internet para fugir de problemas ou melhorar o humor;

- Colocar um relacionamento ou oportunidade profissional em risco;

- Mentir para familiares, terapeuta ou outras pessoas, para encobrir a extensão do seu envolvimento com a internet.

 

O Ambulatório Integrado do Controle dos Impulsos – PRO-AMITI oferece tratamento psicológico para dependentes de internet. No site é possível realizar o teste online para avaliar se há dependência, acesse: www.dependenciadeinternet.com.br/teste.php

 

 

Please reload

Posts em destaque
Posts recentes

November 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

Nossas redes
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square