Primeiros Socorros para a Mente: um GUIA para a Gestão do Stress!

Primeiros Socorros para a Mente: um GUIA para a Gestão do Stress!

 

Quando questionamos o quanto a vida anda “fácil” ou “difícil”, é fato que uma resposta quase generalizada é que “Não tá fácil pra ninguém!”

 

Os motivos são os mais diversos! Sem dúvida nenhuma estamos tendo muito trabalho para conseguir dar conta de todas as demandas da vida e para nos adaptar a este novo mundo, que se renova a cada dia!

 

A nossa estrutura física e, principalmente emocional, não estava preparada para tantas mudanças em tão pouco tempo, e esse é um dos motivos de tanto adoecimento emocional.

Daí a importância de termos à mão nossas ferramentas de bem-estar para ir na contramão disso e agir mais preventivamente!!

 

Todos nós temos nossa “Caixinha de Primeiros Socorros Emocionais”, que pode nos ajudar a equilibrar as diversas áreas de nossa vida. Dentro dessa “caixinha” está tudo aquilo que pode promover o nosso bem-estar, estão as coisas que gostamos e as que precisamos fazer para ter um estilo de vida mais saudável.

 

E, nosso estilo de vida está intimamente relacionado ao nosso bem-estar: o que, o quanto e de que forma nos alimentamos, a quantidade e qualidade do nosso sono, a ingestão de bebida alcoólica, se cuidamos do nosso corpo com atividade física, checkup, visitas ao dentista, a qualidade dos nossos relacionamentos – de trabalho, de amizade, familiar, amoroso, entre outros cuidados.  

 

É necessário, portanto, uma avaliação da responsabilidade com a própria saúde, buscando um estilo de vida mais saudável.

 

Está relacionado às escolhas que fazemos no dia a dia! E, podemos afirmar que nossas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa autoestima, que está relacionada à nossa saúde emocional!  Resumindo, quanto mais Saúde Mental, melhor é nosso estilo de vida.

E o que é Saúde Mental? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Mental consiste numa relação equilibrada entre emoções (sentimentos), pensamentos e comportamentos. Podemos considerar que é estar bem consigo e com os outros.

 

Pensando em nosso funcionamento, é ter a capacidade de lidar bem com a maior parte dos problemas da vida cotidiana. Até porque, em maior ou menor grau, eles sempre existirão!

Mas é lidar sem tanto sofrimento! Com uma relativa sensação de estar dando conta! É gerenciar as diversas áreas de nossa vida e, também conseguir gerenciar as diversas emoções e sensações que nos invadem no dia a dia, sem ser dominado por elas!

 

É reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

 

Mas isso não é mágica! Alcançar um estado emocional equilibrado requer que se trabalhe e se desenvolva! Mais à frente voltaremos nesse ponto.

 

O fato é: Saúde Emocional em desequilíbrio impacta todas as áreas da vida!

Quando não estamos bem emocionalmente, nos afastamos do nosso propósito e consequentemente, de um estado de felicidade, de uma vida com mais qualidade.

Vamos avaliar mais de perto de que forma nosso estado emocional impacta na nossa vida. De forma geral impacta quando:

 

  • Gastamos MAIS do que ganhamos;

  • Compramos ALÉM do que precisamos;

  • NÃO controlamos nossas emoções, sendo dominados por elas;

  • Não conseguimos nos desenvolver profissionalmente;

  • Comemos MAIS do que precisamos;

  • Temos dificuldade em dizer NÃO;

  • Perdemos oportunidades;

  • Nos relacionamos MAL;

  • Bebemos ALÉM da conta;

  • Entramos na onda do EU MEREÇO de forma negativa – para compensar uma dor emocional;

  • Nos tratamos MAL;

  • Nos recusamos a buscar ajuda, mesmo quando tudo mostra a urgente necessidade.

 

Muitas pessoas apresentam sofrimento emocional sem que ninguém perceba o que está acontecendo! Muitas vezes até a própria pessoa tem dificuldade em reconhecer! Então, como fazemos para checar ou melhorar a Saúde Emocional?

 

Daí a importância desse autoexame e buscar prevenir o adoecimento!

 

Sou avessa às fórmulas mágicas para se conquistar algo, mas neste caso essas dicas fazem a diferença e são muito valiosas!

 

Por isso, sugiro colocar na sua “Caixinha de Primeiros Socorros Emocionais” essas dicas e, também buscar em sua memória o que te faz bem! Resgate bons hábitos!

 

   1. Busque o AUTOCONHECIMENTO!

Você pode se conhecer mais de diversas formas, mas uma das maneiras que mais vai te ajudar, é um bom processo psicoterapêutico! Digo sempre que: “Pelo menos uma vez na vida, todo mundo deveria fazer terapia!”

 

Conhecer-se melhor contribui para:

 

  • Ser menos travado e mais proativo;

  • Desapegar daquilo que não serve mais;

  • Soltar o passado;

  • Ter atitudes positivas;

  • Ser mais flexível na vida – não só com os outros, mas principalmente consigo mesmo;

  • Concentrar-se no que você possui de bom, em suas fortalezas;

  • Ser menos crítico, menos exigente e menos julgador;

  • Escolher sentir a dor e não ficar na dor;

  • Ter humildade para ouvir o outro e se ouvir;

  • Ter uma comunicação mais assertiva, entre tantos outros benefícios!

 

Sem falar que o autoconhecimento vai te ajudar a conhecer quais recursos possui e aprender a usá-los no seu dia a dia! Aqui vale aquela máxima que: “Não importa quantos recursos você tenha, se não sabe como usá-los, nunca será o suficiente!”

 

O autoconhecimento também te deixa mais leve, menos ansioso e com isso, você consegue entrar em contato com seu melhor!

 

Todos nós temos muitas qualidades e habilidades, mas que não acessamos por não acreditar, por conta de nossas crenças limitantes, medos que nos travam. Muitas vezes não reconhecemos nossas qualidades, porque sequer experimentamos usá-las!

 

     2. Faça uma boa “Faxina Mental!”

Você sabe o que isso significa? Tem muito pensamento que na verdade, não serve para nada...só para nos atrapalhar!

 

Nossa mente não para um único segundo de produzir pensamentos! E isso é fascinante! Mas é preciso cuidar da qualidade dessa produção!

 

Da mesma forma que numa fábrica temos o controle de qualidade para que o produto saia o melhor o possível, assim deve ser com os nossos pensamentos. E nós somos o nosso controle de qualidade, quanto mais aprimoramos nossos pensamentos, melhor eles se tornam!

Para termos uma atitude mais positiva na vida é preciso limpar aquilo que nos atrapalha, limpar o que chamamos de lixo mental e que é capaz de nos atrapalhar muito na vida, nos limitar.

 

Daí a importância de limpar os vestígios traumáticos do passado. De cuidar das feridas emocionais, de limpar sentimentos desconfortáveis, pois cada vez que lembranças ruins são acionadas, elas resgatam sentimentos e pensamentos do momento vivido. Sua mente ficará mais tranquila, menos acelerada e mais equilibrada!

Você sabe quais são nossos “lixos mentais”?

 

Críticas, julgamentos, pensamentos de inferioridade, autoestima muito baixa, o fato de a gente não gostar da gente mesmo, a inveja que nos corrói por acharmos que o outro é muito melhor e mais feliz que a gente, aquele comportamento reativo (o outro mal falou e a gente já responde atravessado).

 

E quando conseguimos limpar tudo isso, o resultado na nossa vida é muito melhor! Nos aproxima da felicidade, do bem-estar, da superação!

 

Pois é... nosso modo de pensar e sentir que vai determinar o AGIR! E tudo isso é ciência pura, não tem nada ver com autoajuda! Existem diversos estudos que comprovam que quanto mais qualidade tem os nossos pensamentos, mais conseguimos evoluir na vida como um todo!

 

     3. Procure entender como se formaram suas emoções e crenças!

Aqui eu indico o filme DIVERTIDAMENTE. Tenho certeza de que este é um desenho animado feito para adultos e vai te ajudar a entender melhor como se formam seus pensamentos, emoções e comportamentos! Esses conhecimentos, aliados aos dois primeiros tópicos, farão uma grande diferença em suas escolhas!

 

     4. Estimule a produção do seu QUARTETO DO BEM-ESTAR!

Possuímos quatro substâncias químicas naturais em nossos corpos, que são conhecidas como o "Quarteto do Bem-Estar” ou “Quarteto da Felicidade" e que nos ajudam a viver melhor quando estimuladas sendo: Endorfina, Serotonina, Dopamina e Oxitocina. Veja a seguir como aumentar seus níveis:

 

Como aumentar os níveis de Serotonina

  • Praticar exercícios aeróbicos como caminhar, correr e andar de bicicleta;

  • Recordar momentos felizes;

  • Dançar e cantar;

  • Tomar sol;

  • Fazer massagem;

  • Exercitar a gratidão.

 

Como aumentos os níveis de Dopamina

  • Ter e alcançar metas (de curto, médio e longo prazo);

  • Ouvir música;

  • Meditar;

  • Praticar atividade física;

  • Comer alguns alimentos específicos: aveia, banana, ovos, chocolate, abacaxi, salmão e grão de bico.

 

Como aumentar os níveis de Endorfina

  • Assistir filmes tristes e alegres;

  • Rir e gargalhar;

  • Utilizar a Aromaterapia, utilizar óleos essenciais.

 

Como aumentar os níveis de Oxitocina

  • Abraçar;

  • Buscar mais contato físico com as pessoas;

  • Ter mais orgasmos;

  • Ganhar e se dar presentes.

 

 

     5. A importância da Meditação no bem-estar emocional

Meditar é muito mais simples do que parece e pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

 

Foi provado cientificamente que a prática da meditação é benéfica em diversos sentidos, trazendo um equilíbrio psicológico para os praticantes e Pode ser utilizada para reduzir sintomas de: Ansiedade, Estresse, Depressão, Déficit de Atenção, etc. Com ela, é possível discernir os sentimentos negativos e positivos e assim, encontrar um equilíbrio ou sentido maior para tudo que acontece em nossas vidas.

 

Cada um pode descobrir sua maneira de meditar! No Youtube há vários canais de Meditação Guiada! Encontre o método que mais faz sentido para você e treine diariamente somente alguns minutos. Você verá que com o tempo essa prática fará parte da sua vida e vai fazer toda a diferença!

 

     6. GRATIDÃO

Uma das atitudes que mais renovam a nossa energia é a gratidão.

A gratidão é um sentimento que surge quando percebemos que a vida, assim como aqueles que fazem parte dela, nos sorri nos pequenos e grandes detalhes. 

 

E nada melhor do que iniciar o dia agradecendo! É um pequeno investimento de tempo, com um retorno maravilhoso!

 

Agradeça por mais um dia de vida, pela sua saúde, pela oportunidade de poder ler este texto e aprender. Com certeza não nos faltam motivos para agradecer!

 

gratidão vem do latim “gratia”, que significa literalmente graça, ou gratus, que se traduz como agradável.

 

Significa reconhecimento agradável por tudo que se recebe ou lhe é reconhecido. É uma emoção, que envolve um sentimento e, portanto, não há obrigações, ligações ou amarrações.

 

Neste texto apresentamos algumas dicas, mas você pode colocar na sua “Caixinha” outras ações que irão ajudar a melhorar sua Saúde Emocional e promover seu bem-estar!

 

Leitura, estar com a família, brincar com os filhos, viajar, estudar, andar de bicicleta, ficar um pouco sozinho em estado de contemplação, sair com os amigos, ter um hobby, ter um animal de estimação...tenho certeza de que você irá resgatar algo muito especial!

 

Comece devagar, mas comece!

Lembre-se: um pequeno passo e já não estamos no mesmo lugar!

 

E, se precisar de ajuda profissional, conte conosco!

Entre em contato com a gente pelo fone (11) 5579.4918 ou pelo e-mail mentalclean@mentalclean.com.br

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