Como cuidar da sua Saúde Emocional em tempos de Pandemia


Vivemos em um momento de mal-estar emocional coletivo, diante da incerteza da saúde física, desencadeada pela situação de emergência sanitária e de uma crise econômica, fazendo com que haja reordenamentos sociais e pessoais iminentes. Mesmo que você não tenha relação direta com alguém infectado pelo coronavírus (COVID-19), sugerimos algumas dicas preventivas para lidar com as emoções que podem gerar medo, ansiedade e consequentemente, baixa no seu sistema imunológico – ou seja, tudo o que não podemos ter neste momento! Sim, o sistema imune está ligado diretamente às emoções, e não é de agora que sabemos disso. No séc. XI já se falava que a emoção (no contexto atual: medo, ansiedade, pânico) enfraquece os órgãos respiratórios. Se o estado emocional desorganizado persiste, a pessoa ficará necessariamente doente e entrará em um processo de adoecimento. Porém, Maimônides afirmou em 1135 que “A felicidade e o prazer provocam efeito contrário, e reforçam os movimentos do sangue e do espírito. Desta forma, o organismo poderá cumprir suas funções da melhor maneira possível”. Em 1983 constatou-se que alterações emocionais apresentam uma relação direta com alterações imunológicas. Você pode estar se perguntando: Mas o que um vírus, que eu não desenvolvi, que eu não tenho controle, que vem de fora, tem a ver com minha Saúde Emocional? Para combater o vírus, é preciso que nossas células de defesa entrem em ação. O funcionamento das nossas células está ligado aos nossos pensamentos, podendo ser constantemente mudado por eles. Ou seja, o desempenho das nossas células depende da qualidade dos pensamentos que temos, ou se apresentamos medo excessivo ou precaução em demasia. Além disso, se fortalecermos nossos pensamentos e emoções, automaticamente estimularemos positivamente nossas células, para podermos estar preparados para enfrentar a pandemia de forma mais tranquila e ajudarmos os que estão ao nosso redor. Abaixo seguem algumas dicas para ajudar você a manter sua Saúde Emocional em dia:

Identifique pensamentos que possam lhe causar mal-estar: Pensar toda hora sobre o coronavírus (COVID-19), pode causar aparecimento de sintomas ou aumentar a sensação de mal-estar emocional.

Reconheça seu limite e as suas emoções: Compartilhe com amigos, familiares ou um profissional da saúde suas angústias e dúvidas sobre a pandemia.

Busque conhecimento e não informação em excesso: Ficar o tempo todo conectado em noticiários, internet e redes sociais, deixará você informado, porém pode aumentar sua ansiedade e sua sensação de risco e medo. Tenha cautela: Procure provas de realidade e dados confiáveis sobre a pandemia. Conheça os fatos, procure dados reais e científicos e fuja de informações que não provenham dessas fontes, evitando informações e imagens sensacionalistas que causarão mais ansiedade!

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