Como manter a produtividade “in home”?

Este tem sido um dos principais questionamentos de inúmeros profissionais que, de repente, se viram ‘obrigados’ a mudar sua rotina de trabalho e passaram a desenvolver suas atividades a partir de suas próprias casas, devido à quarentena neste momento de pandemia!
O home office é uma prática adotada por diversas empresas que, até então, era utilizada somente em alguns dias da semana – diferente deste período em que nossa casa se transformou oficialmente em nosso ambiente de trabalho.
Esse formato requer mais do que apenas uma mesa, um computador e internet funcionando. O grande desafio que enfrentamos é organizar e conciliar as atividades profissionais e pessoais já que algumas pessoas se sentem improdutivas e outras, ao contrário, muito ativas e não conseguem estabelecer limites para o trabalho.
E é justamente aí que ‘mora o perigo’, pois, se não estivermos atentos, podemos deixar de lado os cuidados com a nossa saúde física e mental.
Por isso, elaboramos algumas dicas e cuidados importantes para que você consiga manter sua produtividade, garantindo uma rotina saudável.
Que tal começar falando sobre o que vestir?
Vista-se como se estivesse indo para o seu local de trabalho – afinal, você está! Não trocar de roupa pode dar a sensação de desleixo, dificultando que o seu cérebro entenda que é hora de trabalhar.
Confira outras dicas para assegurar um bom resultado durante o expediente:
Reserve um espaço na casa para trabalhar e estabeleça horários;
Converse e defina com a família quais serão os limites de interação quando estiver em ação;
Estabeleça metas e objetivos com a liderança, pares e equipe;
Mantenha uma comunicação clara com todos;
Evite os estímulos que possam te distrair;
Use ferramentas que auxiliem na adaptação e organização do ambiente, como o Trello, o Hangouts e Google Meets.
Você pode ainda obter mais informações pela internet. O LinkedIn, oferece cursos gratuitos sobre home office - Clique aqui
É importante manter a calma e respeitar o seu período de adaptação à nova rotina. Procure identificar o que contribui para as suas atividades e busque alternativas para melhorar o seu rendimento a cada dia! E atenção, se precisar de ajuda a Mental Clean está à sua disposição!
Fica aqui uma dica do psiquiatra austríaco Viktor Frankl (1905 – 1997): “Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se".