O trabalho adoece?
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean

O trabalho adoece?

December 5, 2017

Entenda porque cada vez mais é necessário olhar para o bem-estar geral dos colaboradores de uma empresa

 

 

 

 

Somente no Brasil mais de 9,3% da população sofre de Transtorno de Ansiedade e no mundo cerca de 300 milhões apresentam Depressão, doença considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a mais incapacitante do mundo. As perdas financeiras chegam a 1 trilhão de dólares, devido à diminuição da produtividade no trabalho, causada por doenças mentais.

 

A saúde mental no trabalho foi o tema escolhido pela OMS no dia Mundial da Saúde Mental (em 10 de outubro), para lembrar do papel fundamental que os empregadores possuem na promoção da qualidade de vida. As pessoas passam a maior parte do tempo no ambiente de trabalho e se ele não for adequado poderá desencadear doenças e afetar a vida profissional e familiar do funcionário.

 

De acordo com a Organização, empresas que implementaram iniciativas para promover a saúde mental e apoiar os empregados com transtornos mentais tiveram ganhos não apenas na saúde dos colaboradores, mas também na produtividade. Além disso, um estudo da OMS também mostrou que a cada USD $ 1 gasto em tratamentos para transtornos mentais, há o retorno de USD $ 4 em saúde e produtividade melhoradas.

 

Os fatores mais comuns que podem causar doenças são o assédio psicológico e o bullyng, além de outras questões que podem prejudicar a saúde, como:

 

- Tarefas inadequadas para as competências;

 

- Baixos níveis de apoio aos empregados;

 

- Tarefas pouco claras;

 

- Carga de trabalho muito alta;

 

- Políticas inadequadas de saúde e segurança.

 

 

Ambiente de trabalho mais saudável

 

Preocupado com a questão da saúde mental no trabalho, o Fórum Econômico Mundial (FEM) criou um guia com uma série de orientações para as empresas proporcionarem um ambiente mais saudável a seus colaboradores.

 

Segundo o Fórum, as intervenções nas organizações devem ter três abordagens: reduzir os fatores de risco relacionados ao trabalho, desenvolver aspectos positivos e as habilidades dos empregados e enfrentar casos de problemas de saúde mental independente da causa.

 

O FEM destaca também a importância de alertar os funcionários sobre ferramentas de apoio e onde eles podem encontrar ajuda dentro ou fora da organização.

 

A prevenção é um fator importante quando se fala em saúde mental nas organizações, de acordo com a OMS, “as intervenções precisam ser entregues como parte de uma estratégia integrada de saúde e bem-estar que cubra prevenção, identificação precoce, apoio e reabilitação”.

 

 

O funcionário deve continuar trabalhando?

 

Nem sempre é necessário afastar um funcionário com uma doença mental de suas funções. Segundo Fátima Macedo, diretora da Mental Clean, "muitas vezes o ambiente de trabalho entende que se a pessoa está adoecida é como se ela não servisse mais para aquela atividade. Mas, na maioria das vezes, a pessoa pode continuar trabalhando. O trabalho é terapêutico e ajuda no processo de recuperação."

 

Assista o trecho da palestra ministrada por ela sobre o tema, na Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de São Paulo:

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Posts em destaque
Posts recentes

November 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

Nossas redes
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square