A Saúde Mental dos colaboradores é prioridade na sua empresa?




As estatísticas sobre a Saúde Mental do trabalhador são informações que não podem ser desconsideradas pelas empresas, nem tampouco minimizadas.


Dados de 2017 do INSS já apontavam os transtornos mentais como a terceira principal causa de afastamentos de trabalho, responsáveis por cerca de 9% do total dos auxílios doença.


Uma pesquisa recente da International Stress Management Association no Brasil, indica que quase metade dos brasileiros no mercado de trabalho sofre, em algum nível, de Depressão, e 9 em cada 20 trabalhadores apresentam sintomas de Ansiedade, do grau mais leve ao incapacitante.


Ainda, segundo dados Fórum Econômico Mundial, 53% dos brasileiros tiveram sua Saúde Mental afetada em 2020, em razão dos desgastes decorrentes da pandemia do Coronavírus.


Neste cenário, a boa notícia é que o relatório anual da American Psychological Association (APA), que indica as tendências na área de Psicologia para 2021, aponta entre as “Top 10” o tópico “Employers are increasing support for mental health”, o que, em tradução literal, significa que os “empregadores estão aumentando o apoio para a Saúde Mental” aos seus colaboradores, especialmente nesse momento de pandemia.


De acordo com Fátima Macedo, CEO da Mental Clean, consultoria especializada em Saúde Mental do Trabalhador, uma das oportunidades que essa crise nos trouxe é a possibilidade de olhar de frente para os problemas relacionados ao adoecimento mental e também às questões de prevenção, inclusive nos ambientes de trabalho.


A CEO cita como exemplo o Relatório Tendências de Gestão de Pessoas 2021, da Great Place To Work (GPTW). A executiva compôs a equipe que elaborou o questionário de pesquisa, aplicado a 1.724 profissionais de empresas, sendo 358 representantes da alta liderança (C-level e diretoria), no final do ano passado.


A novidade desta terceira edição da publicação é que foram adicionadas à pesquisa cinco questões relacionadas ao tema Saúde Mental e isso se justifica pelo aumento dos casos de adoecimento emocional durante a pandemia.


De acordo com o relatório, “71% dos respondentes da pesquisa consideram a questão da Saúde Mental do trabalhador um ponto relevante para a gestão de pessoas na sua empresa e, mais do que isso, acreditam que as lideranças são fundamentais no rastreio e promoção da saúde mental de suas equipes”.


Todo esse movimento em prol do Bem-Estar dos colaboradores se reflete nas parcerias consolidadas entre a Mental Clean e centenas de empresas no Brasil e América Latina, que se estendem para milhares de profissionais dos mais diversos segmentos.


Confira alguns depoimentos de empresas parceiras da Mental Clean, que estão na vanguarda de uma cultura organizacional que investe na Saúde Mental dos seus colaboradores:


"Desde o primeiro contato com a Mental Clean, pude perceber um atendimento e serviço diferenciado. Fizemos reuniões de alinhamento, com palestras, materiais e pesquisas internas de como usar melhor este recurso para a empresa. Até hoje, quase um ano após a implantação, sinto o amadurecimento do programa, e fomos desenvolvendo um modelo de protocolo único e customizado. Fico sempre positivamente impressionada com o conhecimento e disponibilidade sobre assuntos de Saúde Mental da equipe da Mental Clean, vejo uma parceria de longa data", Silvina Don, Gerente de Recursos Humanos, da Roto & Fermax do Brasil.


“Na Claro, temos como um dos nossos principais valores as pessoas. Sendo assim, a atenção e os cuidados com a Saúde e Bem-Estar dos nossos colaboradores sempre estiveram entre as nossas prioridades. Neste cenário complexo que estamos passando, intensificamos as ações para apoiar, acolher e trazer segurança aos nossos times. Assim, contar com a expertise da Mental Clean foi essencial nesse processo”, Dr. Pedro Alberto Martins Corrêa Leite, Médico do Trabalho da área de Recursos Humanos, Benefícios, Segurança e Medicina do Trabalho e Bem- Estar, da Claro.


“Conheci a Mental Clean em 2012, por indicação de outras empresas e pelas aulas na Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV). De lá para cá, utilizamos muitos serviços da empresa e essa parceria entre a Care Plus e a Mental Clean só vem crescendo. Acredito que o sucesso desse trabalho conjunto de mais de 10 anos se dá pela seriedade com que a Mental Clean trata os assuntos de Saúde Mental, pela responsabilidade, disponibilidade em ajudar e o cuidado com o trabalho prestado, em todos os processos e fases da entrega. Valores que consideramos essenciais para oferecer aos nossos clientes”, Melina Cury Haddad, Coordenadora de Psicologia / Saúde Mental e Coordenadora do Programa Mental Health da Care Plus.


“Na busca de um parceiro para transformar nosso modo de ver, pensar e agir, no que se refere ao Bem-Estar do nosso colaborador, encontramos mais do que um parceiro, encontramos um time extremamente engajado no processo de construção do nosso Programa, que a cada dia vem contribuindo de maneira significativa para o nosso negócio, bem como para as pessoas que formam a Veracel. Este parceiro é a Mental Clean, a quem somos muito gratos por todo o aprendizado que temos tido através da experiência do time que trabalha nesta empresa”, Dienane Brandão, Gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional, da Veracel.


A CEO da Mental Clean faz um alerta às lideranças:


“As empresas que ainda acreditam que o cuidado com a Saúde Mental não passa pela sua responsabilidade, certamente precisam rever seus conceitos relacionados à saúde e segurança no trabalho, pois estão deixando de atuar sobre um dos maiores problemas da atualidade e correm o risco de perder recursos importantes ao não agir preventivamente, além de terem custos desnecessários relacionados ao adoecimento”, diz Fátima Macedo.


Como a sua empresa está enxergando e acompanhando essa mobilização pelo Bem-Estar e Qualidade de Vida Integral dos colaboradores?


Cabe refletir sobre qual lado a sua organização quer estar nessa jornada!


E saiba que o apoio de uma consultoria especializada em Saúde Mental do Trabalhador faz toda a diferença!

Posts em destaque
Posts recentes