Você controla a sua ansiedade?

Saiba como diminuir os sintomas e quando é necessário procurar a ajuda de um profissional

É comum sentir-se ansioso antes da realização de uma prova ou de uma entrevista de emprego, algumas pessoas até dizem que a Ansiedade é algo positivo e que te faz realizar objetivos. Isso é verdade até certo ponto, ela realmente possui um papel importante na evolução da humanidade, sendo responsável pelo sentimento de luta ou fuga fazendo com que as pessoas fugissem de perigos e sobrevivessem. Mas quando essa preocupação é excessiva e frequente, gerando prejuízos? É sobre esse tipo de Ansiedade que iremos falar hoje.

O excesso de preocupação e o medo a respeito de uma situação futura pode ser um indício de Transtorno de Ansiedade, na maioria das vezes o receio de que algo ruim aconteça é irrealista e produzido pela mente, nunca chegando a acontecer ou tendo proporções bem menores do que se havia imaginado.

Quem sofre com o problema pode apresentar sintomas cognitivos, físicos, comportamentais e emocionais. Veja abaixo alguns dos indícios mais comuns, é importante ficar atento a eles e procurar a avaliação psicológica se necessário:

- Preocupação exagerada;

- Insegurança;

- Insônia;

- Irritabilidade;

- Falta de concentração;

- Falta de ar;

- Taquicardia;

- Desconforto abdominal;

- Boca seca;

- Agitação física ou evitação de situações ameaçadoras;

- Desconforto;

- Falta de motivação.

Como diminuir a Ansiedade?

Existem algumas maneiras de reduzir os sintomas da Ansiedade, levando ao relaxamento. Uma dessas formas é a prática regular de atividade física, porque aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Exercícios de respiração também são uma boa alternativa, pois ajudam a reduzir as reações do sistema nervoso autônomo e pode ser praticado de maneira simples:

- Escolha um momento do dia em que você não tenha nenhuma atividade ou responsabilidade;

- Assegure-se de que ninguém o incomode;

- Comprometa-se a não ter pressa;

- Destine um tempo para somente relaxar;

- Fique o mais confortável possível (pode ser deitado ou sentado);

- Quando encontrar a posição mais confortável, feche os olhos e concentre toda a sua atenção na sua respiração;

- Fixe-se em como o ar entra e sai lentamente do seu corpo;

- Inspire pelo nariz, contando até 4;

- Mantenha o ar nos pulmões por 4 segundos;

- Deixe que o ar saia pouco a pouco e conte até 8, imaginando que todas as suas dificuldades estão saindo junto com o ar.

- Permaneça com o pulmão vazio por 4 segundos e repita o processo de respiração;

- Continue o exercício por no mínimo 5 minutos.

Por que buscar tratamento?

O número de pessoas com algum distúrbio de Ansiedade no Brasil chega a 9,3% da população, segundo o relatório global divulgado em 2017, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este é um índice preocupante, pois o país é considerado o mais ansioso do mundo, mas a procura por tratamento ainda é pequena.

Isso acontece por falta de informação e por preconceito, fazendo com que mais pessoas continuem sofrendo com o problema. A ajuda de um profissional de saúde mental é importante para proporcionar mais qualidade de vida e o quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados.

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean - Política de Privacidade