Você controla a sua ansiedade?
Saiba como diminuir os sintomas e quando é necessário procurar a ajuda de um profissional

É comum sentir-se ansioso antes da realização de uma prova ou de uma entrevista de emprego, algumas pessoas até dizem que a Ansiedade é algo positivo e que te faz realizar objetivos. Isso é verdade até certo ponto, ela realmente possui um papel importante na evolução da humanidade, sendo responsável pelo sentimento de luta ou fuga fazendo com que as pessoas fugissem de perigos e sobrevivessem. Mas quando essa preocupação é excessiva e frequente, gerando prejuízos? É sobre esse tipo de Ansiedade que iremos falar hoje.
O excesso de preocupação e o medo a respeito de uma situação futura pode ser um indício de Transtorno de Ansiedade, na maioria das vezes o receio de que algo ruim aconteça é irrealista e produzido pela mente, nunca chegando a acontecer ou tendo proporções bem menores do que se havia imaginado.
Quem sofre com o problema pode apresentar sintomas cognitivos, físicos, comportamentais e emocionais. Veja abaixo alguns dos indícios mais comuns, é importante ficar atento a eles e procurar a avaliação psicológica se necessário:
- Preocupação exagerada;
- Insegurança;
- Insônia;
- Irritabilidade;
- Falta de concentração;
- Falta de ar;
- Taquicardia;
- Desconforto abdominal;
- Boca seca;
- Agitação física ou evitação de situações ameaçadoras;
- Desconforto;
- Falta de motivação.
Como diminuir a Ansiedade?
Existem algumas maneiras de reduzir os sintomas da Ansiedade, levando ao relaxamento. Uma dessas formas é a prática regular de atividade física, porque aumenta a produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.
Exercícios de respiração também são uma boa alternativa, pois ajudam a reduzir as reações do sistema nervoso autônomo e pode ser praticado de maneira simples:
- Escolha um momento do dia em que você não tenha nenhuma atividade ou responsabilidade;
- Assegure-se de que ninguém o incomode;
- Comprometa-se a não ter pressa;
- Destine um tempo para somente relaxar;
- Fique o mais confortável possível (pode ser deitado ou sentado);
- Quando encontrar a posição mais confortável, feche os olhos e concentre toda a sua atenção na sua respiração;
- Fixe-se em como o ar entra e sai lentamente do seu corpo;
- Inspire pelo nariz, contando até 4;
- Mantenha o ar nos pulmões por 4 segundos;
- Deixe que o ar saia pouco a pouco e conte até 8, imaginando que todas as suas dificuldades estão saindo junto com o ar.
- Permaneça com o pulmão vazio por 4 segundos e repita o processo de respiração;
- Continue o exercício por no mínimo 5 minutos.
Por que buscar tratamento?
O número de pessoas com algum distúrbio de Ansiedade no Brasil chega a 9,3% da população, segundo o relatório global divulgado em 2017, pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Este é um índice preocupante, pois o país é considerado o mais ansioso do mundo, mas a procura por tratamento ainda é pequena.
Isso acontece por falta de informação e por preconceito, fazendo com que mais pessoas continuem sofrendo com o problema. A ajuda de um profissional de saúde mental é importante para proporcionar mais qualidade de vida e o quanto antes o tratamento for iniciado, melhores serão os resultados.