Como empresas e profissionais podem lidar com o Estresse Pós-Traumático em tempos de pandemia



O corpo humano é preparado para enfrentar com sucesso situações de estresse, mas quando esse fenômeno ocorre por períodos longos e indefinidos ou de forma abrupta, somos forçados a desenvolver essa habilidade.


Nas ocasiões de estresse prolongado, como o que vivemos com a pandemia do novo Coronavírus, corpo e mente estão em alerta constante, e nem todas as pessoas conseguem lidar com esse desafio de uma forma saudável, fazendo com que o seu sofrimento emocional se transforme numa patologia.


Os danos à saúde mental resultantes desse estresse contínuo causado pelas dúvidas sobre a evolução da Covid-19, os riscos permanentes de contaminação, a restrição da liberdade, o tédio, a falta de lazer, o distanciamento social, principalmente das pessoas queridas, e as possibilidades de perdas afetivas e financeiras podem se transformar em um Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).


Cerca de 20% das pessoas que passam por experiências traumáticas podem desenvolver TEPT, enquanto 80% podem superar o evento adverso e incorporá-lo às suas experiências de vida, tornando-se assim até mais fortes.


Os sintomas que a pessoa apresenta quando desenvolve a TEPT são: pesadelos e/ou lembranças involuntárias e angustiantes relacionadas ao tema, sofrimento e/ou reações fisiológicas intensas a quaisquer sinais que se associem à Covid, alterações cognitivas e no humor, sentimentos de medo, pavor, raiva, incapacidade de sentir emoções positivas, alterações no padrão de sono, hipervigilância, dificuldade de concentração e desinteresse em várias atividades da vida (incluindo o trabalho).


Esses são alguns dados importantes aos quais as empresas devem estar atentas e se preparar, alerta a Psicóloga Patrícia França, especialista da Mental Clean.


“Portanto, o cuidado com Saúde Mental do Trabalhador exige atenção redobrada durante a pandemia e, com a mesma intensidade, depois que a situação entrar em uma possível estabilidade", alerta a especialista.


Recomenda-se assim, que as organizações atuem de forma preventiva no cuidado à Saúde Emocional de seus colaboradores e, especialmente, neste caso, com um olhar voltado ao estresse que está ocorrendo durante e pós-pandemia.


Por meio de implantação de políticas e ações efetivas que engajem todo o time, as empresas devem se mostrar empáticas e compreensivas, ouvir seus funcionários e demonstrar preocupação genuína com o bem-estar de todos.


“Em um momento em que todos estão passando por inseguranças e incertezas, esse acolhimento certamente trará mais tranquilidade, harmonia e, consequentemente, menos danos emocionais”, enfatiza Patrícia Proença.


Elaboramos algumas dicas de ações que podem ser implementadas pelas empresas e que trarão mais segurança emocional aos colaboradores durante a após o período que estamos vivenciando:

  • Mantenha uma comunicação eficiente, clara e positiva sobre todas as atividades que são desenvolvidas.

  • Implante condições de trabalho flexíveis, com suporte de tecnologia, com parâmetros de trabalho não presencial e à distância em períodos específicos.

  • Se o trabalho presencial for imprescindível, estabeleça e siga com rigor os protocolos de segurança e prevenção de contágio ao Coronavírus.

  • Implante um sistema de monitoramento de saúde dos funcionários e mantenha a confidencialidade das informações.

  • Estabeleça diretrizes de saúde física e emocional, a fim de proteger seus funcionários e identificar possíveis transtornos de saúde mental.

  • Disponibilize apoio terapêutico, com profissionais especializados em Saúde Mental do Trabalhador.

Empresas com lideranças engajadas em promover o bem-estar do seu time enxergam oportunidades para virar qualquer jogo, pois motivam seus profissionais a caminharem juntos em busca de soluções possíveis e criativas.


Para enfrentar os desafios atuais, o olhar atento à Saúde Integral dos colaboradores é o que torna uma empresa mais humanizada e diferenciada.


E saiba que a sua empresa pode sempre contar com a ajuda de uma consultoria especializada em Saúde Mental do Trabalhador para o conforto emocional dos seus profissionais!

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean - Política de Privacidade