Dia Mundial da Saúde: por que é tão importante celebrarmos essa data?


Costumamos desejar saúde para as pessoas em datas comemorativas, mas será que sabemos realmente o que isso significa?


De modo geral, temos o conceito que ter saúde é não estar doente, certo? Errado! Porque ser saudável vai muito além disso.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é preciso considerar um estado completo de bem-estar físico, mental e social de uma pessoa para que seja considerada saudável.


É por isso que a OMS criou em 1948, o Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, com o intuito de conscientizar a todos sobre a importância de cuidar da saúde de forma integral.


Mas como colocar esse objetivo em prática?


Se pensarmos em nossa saúde global, precisamos rever certos hábitos, prioridades ou atitudes, que de forma direta ou indireta podem influenciar o nosso bem-estar.


Que tal começar pela sua alimentação?


Será que você inclui com frequência em sua rotina a ingestão de alimentos naturais (como legumes, frutas, saladas, etc.)? Muitos nutricionistas são unânimes ao afirmar que para se ter uma dieta equilibrada é preciso comer mais alimentos nutritivos e menos industrializados.


Isso porque quanto mais processados forem os alimentos, menor é o valor nutricional e maior a quantidade de conservantes, sódio, açúcares e demais substâncias que podem ser nocivas ao organismo, com o passar do tempo.


Por isso, se você deseja ter saúde, vale a pena reavaliar melhor o que você come.

Por falar em corpo, como você está cuidando do seu?


A rotina da maioria das pessoas, nem sempre contém um tempo dedicado à prática de alguma atividade física regular, não é mesmo?


Porém, se está difícil encaixar exercícios em seu dia a dia, você pode fazer pequenas pausas durante o seu expediente de trabalho para se alongar, subir ou descer escadas, andar um pouco, enfim, movimentar-se!


Atualmente existem aplicativos que oferecem uma série de Pausas Ativas online, que podem ser realizadas de onde você estiver, inclusive em sua casa ou no próprio ambiente de trabalho.


Você pode fazer 5 Pausas Ativas por dia, com duração de 3 a 5 minutos cada, e realizar atividades como alongamento, exercícios para as articulações, fortalecimento de lombar ou mesmo fazer meditação ou relaxamento.


Então, coloque um lembrete para a cada 2h realizar essas práticas e perceberá que esse tipo de iniciativa te ajuda a cuidar melhor da sua saúde, revitaliza o cérebro, movimenta o corpo, evita dores e estimula a sua criatividade e o bom humor.


E como fica o seu bem-estar e a sua Saúde Mental?


Pelo fato do ser humano possuir uma saúde integrada, cuidar da alimentação e do corpo ajuda a promover uma vida com mais qualidade. Mas é preciso manter-se conectado(a) e atento(a) também à forma como você lida com as suas emoções, pensamentos e relacionamentos.


E para isso é importante também promover o seu bem-estar com atividades que você gosta e nem sempre prioriza em sua rotina, como: ler, assistir filmes, dançar, reunir os amigos ou a família, ouvir músicas, brincar com seu animal de estimação ou mesmo não fazer nada!


É claro que todo esse processo de autocuidado é gradual, mas se você se propor a dar um novo significado e propósito para cada uma das suas atitudes, um pouco por dia, vai perceber e desfrutar os inúmeros benefícios da conquista de uma saúde plena e com mais qualidade.


Posts em destaque
Posts recentes