Em 2021, lembre-se de convidar a Alegria para te visitar!


Por Fátima Macedo, CEO da Mental Clean


De mãos dadas com a pandemia e a economia, a saúde mental foi um dos temas mais abordados ao longo de 2020! Tanto pelo impacto, quanto pela necessidade de dicas e orientações para nos mantermos bem emocionalmente.


Nossos pensamentos, emoções e sentimentos foram e continuam sendo grandes companheiros nessa jornada!


Mesmo trabalhando com o tema e abusando da prevenção, eu também não fiquei imune aos impactos de tantos acontecimentos! Afinal, diante de um cenário tão caótico e inusitado, não foram poucas as emoções que também me visitaram!


Quem não sentiu medo e ansiedade, quando tudo isso começou?


Quem não se emocionou ao ver a recuperação de alguém querido, ou não chorou de tristeza, em luto pela partida de um familiar, de um amigo ou mesmo pelas tristes notícias veiculadas diariamente?


Quem não ficou com o coração na mão, com medo por tanta incerteza? E não se viu com dificuldades para dormir ou para se concentrar, diante de tantas preocupações?


Se por um lado sentimentos como ansiedade, medo e tristeza insistiram em se fazer presentes, por outro, a esperança também não deu trégua. Resolveu que seria protagonista de plantão. Fincou o pé, com uma perseverança inabalável, ainda que numa pequena centelha diante dos momentos mais difíceis.


E com tudo isso, ainda tivemos que nos reinventar, e muito!


Tivemos que mudar os planos, adiar os sonhos... Rever a forma de estarmos no mundo, de estarmos na vida e de nos relacionarmos!


Renunciar a alguns ou a vários projetos...alguns ainda serão retomados, outros não mais!


Tivemos que aprender a lidar com tantas dúvidas e ainda a cuidar da nossa saúde física e emocional da melhor forma possível.


Mudamos a nossa casa de uma forma peculiar, trouxemos o trabalho para dentro dela! Permitimos que muitos a “visitassem” durante nossos compromissos de trabalho. Assim como também “visitamos” a casa de muita gente ao longo desses meses!


Quanta gratidão foi compartilhada. Abrimos as nossas portas para que as empresas e os negócios continuassem impulsionando a economia do país!


Houve ainda os que não puderam ir para o home office...e, apesar do medo, se mantiveram firmes para cumprir sua missão trabalhando presencialmente!! Muitos seguiram em frente e até conseguiram fazer o negócio crescer! Outros tiveram que lidar com o desemprego e a escassez. E tantos outros, anjos guerreiros, se dedicaram a cuidar de milhares de pessoas adoecidas e necessitadas!


O tempo passou e, diferente de muitas situações em que o tempo é um santo remédio, desta vez o tempo trouxe mais angústia...pois passou, e a vida não voltou ao normal da forma como gostaríamos!


Por isso, também tivemos que transformar o tempo em um amigo querido e aprender a lidar com a frustração e, definitivamente, fazer a tal limonada com o limão que a vida nos deu...aniversários, casamentos, missas, comemorações, nascimentos e despedidas! Vivemos tudo no online...muitas coisas sequer imaginávamos serem possíveis!


Aprendemos e continuamos decifrando sobre este mundo novo, que, definitivamente, não é um ‘novo normal’. Vejo como uma nova forma de estar no mundo e, para viver mais em paz, é preciso se conscientizar disso e ter muita paciência, empatia, gestão das emoções e autocontrole!


Não tenho dúvida de que conseguimos! Sim, se você está lendo este texto pode ter certeza de que também está conseguindo ir muito além do que podia imaginar!

O ano está acabando e é tempo de reafirmar nossa capacidade de superação! Cada um, dentro das suas possibilidades, certamente, venceu alguma dificuldade em 2021!


E, se as coisas não saíram como você planejou ou esperava, se você viveu momentos difíceis neste ano, acolha os sentimentos que vieram.


Mesmo que tenha passado por algo muito triste, permita que a alegria encontre um lugar dentro de você!


Saiba que a adversidade é uma coisa que pode sim ser superada e não há proteção maior do que a alegria, pois ela dissolve todas as frustrações e decepções provocadas pelos desejos não realizados.


Alegria é coisa que contagia, fortalece o corpo e a alma!


Não permita que as dificuldades sejam maiores que o teu desejo de superação.


A esperança e a perseverança estão conectadas com a alegria, enchendo nossa vida da possibilidade de dias melhores e daquilo que “faz a vida valer a pena”.


Por isso, convide a alegria para te fazer companhia e comece 2021 de mãos dadas com ela. Lembre-se de que o modo como estamos na jornada da vida é uma escolha!


Escolha fazer da sua mente a sua amiga e grande companheira no processo de viver bem. Escolha fazer da sua casa o melhor lugar do mundo.


Que o Ano Novo seja repleto de carinho e afeto da família e dos amigos, ainda que tenhamos que preservar o distanciamento social.


Que tenhamos tempo para o descanso, alimento para o corpo e a alma e gratidão por tudo que foi vivido... e que esta sensação de felicidade e completude permaneça ao longo de 2021!


Que 2021 seja um bom ano em sua vida e, acima de tudo, que a alegria seja sua visita frequente.

Mas... lembre-se de convidá-la!


Um grande e carinhoso abraço e, seguimos juntos no ano que vem!

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean