Foco – uma ‘habilidade sutil’


Organizar, administrar e desenvolver nossas tarefas, sejam pessoais ou profissionais, têm sido um desafio nesse mundo contemporâneo recheado de atrativos digitais, aliado às incertezas e sensações de descontrole que nos acometem a todo tempo.


Com smartphones e tablets conectados 24 horas, fica difícil resistir a uma checagem nos e-mails, aos posts das redes sociais, às mensagens que chegam pelo aplicativo ou a uma notícia ‘importante’ de inúmeros sites.


Se fizermos uma autoavaliação por um ou dois dias de quantas vezes paramos o que estamos fazendo para checar o celular, certamente nos surpreenderemos.

As distrações estão por todos os lados e por isso manter o foco no que se planeja e executa é fundamental.


Felipe Sitta, Psicólogo e Especialista da Mental Clean, explica ainda que estamos vivendo um momento ‘desorganizador’, em razão da crise global que se estabeleceu com a pandemia.


“Precisamos estar atentos ao momento, às notícias, mas o cuidado com o excesso é fundamental para não sermos capturados a ponto de não pensarmos em outra coisa a não ser pandemia, para não perdermos o foco. Tarefa desafiadora, mas possível”, diz o Psicólogo.


Em seu livro “Foco – A atenção e seu papel fundamental para o sucesso”, o Psicólogo e escritor Daniel Goleman afirma que a nossa capacidade de atenção determina o nível de competência com que realizamos determinada tarefa.


“Se ela é ruim, nos saímos mal. Se é poderosa, podemos nos sobressair. A própria destreza na vida depende dessa habilidade sutil. Embora a conexão entre atenção e excelência permaneça oculta a maior parte do tempo, ela reverbera em quase tudo que tentamos realizar”, diz Goleman.


Importância do foco para o bom desempenho profissional


De acordo com o especialista da Mental Clean, ter foco vai além de produzir melhor, tem a ver com pensar e querer ir mais longe, com direcionamentos e escolhas de vida.


“Falar de foco é também sobre motivação e autoestima. Sabe no fim do dia quando terminamos as tarefas e nos perguntamos: o que eu não fiz? e agora? o que eu faço? Só consegue responder a essas perguntas aquele que traça metas, caminhos e objetivos. E para fazer isso, estar bem consigo mesmo é fundamental”, explica o especialista.


Realização pessoal e profissional de sucesso estão diretamente interligados e, portanto, a concentração deve se aplicar em todos os âmbitos. “Os benefícios na vida profissional podem influenciar na vida pessoal, satisfação, prazer, autoestima”, enfatiza Felipe.


Mantendo o foco no trabalho


Você já deve ter ouvido e expressão “Síndrome do Fantástico”. É quando as pessoas escutam a música de encerramento do programa dominical e se lembram que têm que trabalhar no dia seguinte e se angustiam.


“O desenvolvimento profissional exige paixão pelo que se faz, não sofrer o término do domingo com a “Síndrome do Fantástico”, em que o retorno ao trabalho no começo de segunda-feira causa muito sofrimento. Se isso acontece com você, cuidado! Sugiro pensar em sua carreira e a forma com a qual está lidando com o seu trabalho”, alerta o psicólogo Felipe Sitta.


Quem deseja e espera evolução pessoal e profissional precisa ter autoestima e estar motivado, essa é a chave!


Essas dicas podem te ajudar a manter o foco e alcançar mais harmonia em sua vida:


  • Reflita se deseja fazer um novo direcionamento de carreira de acordo com o estilo de vida que você deseja viver

  • Identifique pontos de ajustes em diferentes áreas de sua vida e carreira

  • Estruture rotinas de trabalho e de lazer

  • Planeja antes de colocar em ação

  • Gerencie seu tempo para ser assertivo em suas ações


Analise sua vida como um todo. Coloque no papel, pegue uma folha uma caneta e pontue tudo isso, com prazos, metas e planos.


Acompanhe a sua evolução e comemore cada conquista!

“O foco faz você conectar-se com seus sonhos e o leva a concretizá-los”, conclui Felipe Sitta.

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean