Lifelong learning – aprendizado para a vida!



Em um passado não tão distante, um diploma universitário e uma pós-graduação de uma renomada instituição educacional eram garantias de uma boa e sólida carreira profissional.


Podia-se dizer na época que o sonho e a realização de quase todo jovem era terminar a faculdade, encontrar um bom emprego que lhe proporcionasse estabilidade financeira e emocional.


Porém, o mundo se transformou rapidamente e entramos na era digital, com o avanço de novas tecnologias onde os aprendizados escolares tradicionais já não são mais suficientes para se manter atualizado e inserido no mercado de trabalho.


Com a pandemia, que acelerou ainda mais esse processo de transformação tecnológica, os profissionais tiveram que se adaptar a novas ferramentas e principalmente desenvolver e fortalecer habilidades comportamentais exigidas a um novo contexto.


Nessa perspectiva dinâmica, ganhou força o conceito ‘Lifelong Learning’ – formação continuada ou, em uma tradução literal, “educação ao longo da vida”, em que aprender faz parte do processo de evolução.


Você já deve ter ouvido as expressões populares “vivendo e aprendendo” ou “nunca é tarde para aprender”. Transportando para o ambiente corporativo, mais do que nunca, os profissionais precisam estar dispostos a adquirir novos conhecimentos e, assim, se reciclarem frente às mudanças que estão acontecendo em tempo real.


A Psicóloga e especialista da Mental Clean, Patrícia França Proença, explica que esse olhar aplicado às tendências globais faz toda diferença para o desempenho individual e o posicionamento da empresa no mercado.


“O profissional que busca conhecimento se alinha a esse ciclo de movimento contínuo. Ele consegue acompanhar as novidades do mercado, tem mais facilidade em lidar com as novas tecnologias e, naturalmente, desenvolve e aprimora suas competências comportamentais”, diz a Psicóloga.


Há algumas décadas era comum se aposentar na casa dos 50 e poucos anos. Com o aumento da expectativa de vida, as pessoas estão saudáveis e querem se manter ativas em suas funções e muitas empresas valorizam a contribuição que os trabalhadores mais maduros têm a oferecer com suas experiências.


Patrícia França ressalta a importância do Lifelong Learning para os profissionais que já se encontram no mercado de trabalho há mais tempo. “Parar de aprender não é uma opção!

Para ser manter em vantagem competitiva é preciso abrir a mente para o novo, buscar algo inovador, é entender que é preciso se reinventar a todo momento e que aquele perfil de 10 anos, 2 anos atrás já não serve para hoje”, diz a especialista da Mental Clean.


A revolução digital facilitou esse processo. Hoje é possível estudar em Harvard, ou qualquer outra universidade do mundo, sem sair de casa. Há também diversas plataformas educacionais online de ensino, sem contar a amplitude de opções de cursos gratuitos em múltiplas áreas do conhecimento.


Se há alguns anos as pessoas enxergavam com uma certa resistência e desconfiança o ensino superior na modalidade a distância (EAD), atualmente é uma opção assertiva para milhares de estudantes, dos jovens aos mais maduros, por proporcionar flexibilidade, comodidade e apresentar custos mais acessíveis.


Dados de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), divulgada em junho deste ano, apontam que em 2022 o número de estudantes de EAD será superior aos que estudam na modalidade presencial.


Portanto, as opções são infinitas para quem quer adotar uma postura proativa de desenvolvimento constante.


“Inclusive, as empresas devem assumir um papel facilitador nesse processo, motivando e estimulando suas equipes a buscarem programas de desenvolvimento profissional, bem como proporcionar esse acesso com a realização de treinamentos contínuos”, conclui a especialista da Mental Clean.


Algumas dicas para começar a praticar Lifelong Learning:

  • Habitue-se a aprender! Mude o seu Mindset e entenda que o processo de aprendizagem não termina nunca. A partir de agora, abra sua mente para o novo!

  • Faça especializações! Há diversas modalidades de cursos que podem apresentar ferramentas práticas e objetivas para te ajudar em seu dia a dia que nem sempre são ensinadas na graduação.

  • Mantenha-se atualizado! Acompanhe as tendências do mercado, as novas tecnologias e as orientações do consumo.

  • Estabeleça metas! É importante que você tenha objetivos definidos para a sua capacitação e foque no seu processo de desenvolvimento, buscando fontes confiáveis de aprendizado.


Para facilitar o seu processo de autoaprendizagem, elencamos alguns links de acesso a renomadas instituições que oferecem cursos online gratuitos:


  • Universidade de São Paulo – USP – Com a opção de mais de 16 títulos online gratuitos em áreas como marketing, ciências e negócios.

  • Fundação Getúlio Vargas – FGV – São mais de 100 cursos, de curta e média duração, nas áreas de economia, gestão, estratégia e negócios, marketing, liderança, direito, relações internacionais, entre outras.

  • Senac EAD – Durante o período da pandemia, a instituição disponibilizou gratuitamente, diversos cursos, conteúdos autoinstrucionais e vídeos nas áreas de enfermagem, meio ambiente e saúde, tecnologia da informação, comunicação, turismo e lazer.

  • Udemy – A plataforma de ensino a distância também disponibilizou neste período uma ampla oferta de cursos gratuitos em diversas áreas do conhecimento.

Uma atitude em que a satisfação se dá, não pela quantidade de diplomas e certificados formais obtidos, mas ao se constatar que somos parte ativa desta vida em constante transformação e movimento.


Crescer e evoluir integralmente é um processo ininterrupto de aprendizado!

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean