Novembro Azul – um ato de coragem e amor pela vida!


Desfrutar de uma vida longa e com saúde ao lado de familiares e amigos, certamente é o sonho da maioria das pessoas!


Você já parou para planejar como quer estar daqui 10, 20 ou 30 anos? Já refletiu sobre quais cuidados está prestando à sua saúde para que tenha uma vida com mais qualidade?


O mundo mudou, hoje está tudo muito mais moderno, surgiram novas tecnologias e diversas ferramentas de comunicação.


Mas, quando se trata da Saúde Masculina a coisa não é bem assim... parece que os velhos preconceitos continuam a dominar o imaginário dos homens que ainda têm dificuldade para cuidar da sua própria saúde.


Homens de todas as idades seguem vestindo a capa de “super heróis” e buscam cumprir à risca o seu ‘papel social’ de ter que preocupar-se com a família inteira e deixam o autocuidado de lado.


Para ajudar a transformar essa realidade, o Novembro Azul é uma campanha mundial que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata e incentivar o cuidado da saúde integral do homem.


Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, a cada dia, 42 homens morrem em decorrência da doença. São estimados para este ano cerca de 68 mil novos casos, sendo a segunda maior causa de morte por Câncer em homens no Brasil.


Ainda assim, mais da metade da população masculina só procura atendimento médico quando está com muita dor, tem algum problema de saúde em estágio avançado ou por insistência da família.


O hábito de fazer consultas preventivas com um Urologista ou Clínico Geral não faz parte do repertório do homem de uma maneira geral.


A detecção antecipada é a forma mais eficaz de enfrentamento ao Câncer de Próstata, assim como de muitas outras doenças, em que é possível rastrear a enfermidade ainda no início, quando ainda há possibilidades de cura.


Na fase inicial a doença não apresenta sintomas, por isso é preciso estar atento aos seguintes sinais, que podem ser indícios de Câncer de Próstata e, portanto, devem ser investigados:


  • Fluxo urinário fraco ou interrompido

  • Vontade de urinar mais vezes à noite

  • Presença de sangue na urina ou no sêmen

  • Disfunção erétil

  • Dores nos ossos do quadril, costas, coxas ou ombros, em estágio mais avançado da doença

  • Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés


O ideal e recomendado é que todos os homens, a partir de 45 a 50 anos, façam uma consulta anual com o Urologista para avaliação de risco do Câncer de Próstata.


Porém, por receio e preconceito, esse autocuidado ainda não está na lista de prioridades da maioria deles.


“Muitos homens deixam de ir ao médico por medo, vergonha, ou porque estão apegados a conceitos antiquados e têm receio de comentários dos colegas que associam erroneamente o toque retal com a perda da masculinidade”, explica Patrícia França Proença, Psicóloga e especialista da Mental Clean, Consultoria Especializada em Saúde Mental do Trabalhador.


É importante ressaltar que o Urologista sempre irá analisar a necessidade de solicitar ou não os exames de sangue PSA ou uma ultrassonografia, assim como realizar ou não o toque retal.


A prevenção ao Câncer de Próstata também está relacionada à adoção de hábitos que proporcionam um estilo de vida mais saudável, como a prática regular de atividades físicas, a redução do consumo de bebida alcoólica, não fumar e manter uma alimentação equilibrada priorizando frutas e verduras.


“Tenha em mente que é necessário você ter um olhar cuidadoso para a sua saúde de forma integral, que faz parte do processo natural de amadurecimento adotar ações preventivas para colher os frutos de uma vida mais saudável no futuro”, ressalta a Psicóloga Patrícia Proença.


Portanto, este alerta é para que você homem: “Seja herói da sua saúde!”. Procure fazer check ups anuais e estar em dia com os seus exames.


Tenha coragem de enfrentar seus receios e pratique o autocuidado, que é um ato de amor por você e por seus familiares!


Sua vida é muito valiosa!

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean