Outubro Rosa – As empresas podem incentivar a prevenção e o autocuidado com a Saúde Feminina


Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?


Com essa pergunta instigante, a campanha Outubro Rosa 2021 – uma iniciativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Ministério da Saúde – ressalta a importância do autocuidado para a prevenção, detecção precoce e controle ao câncer de mama.


A ação acontece em âmbito mundial, com o objetivo de informar e engajar a sociedade – pessoas, organizações e empresas – no compartilhamento de informações sobre a prevenção ao câncer de mama, contribuindo para a redução da incidência da doença.


Somente no Brasil, estima-se que sejam detectados cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama, ainda este ano, o segundo tipo que mais acomete as mulheres brasileiras e o primeiro em mortalidade, de acordo com o INCA.


As chances de cura são maiores quando a doença é detectada precocemente, e a prevenção é sempre o caminho mais seguro e se faz com informação correta, orientação, e, principalmente, quando a mulher tem uma atenção voltada para o autocuidado.


Por isso, as campanhas são de extrema importância e, nesse processo, as empresas também são convidadas a promover ações de conscientização e sensibilização à temática do Outubro Rosa, fornecendo informações sobre prevenção ao câncer de mama, acesso aos canais de ajuda, bem como oferecendo suporte emocional às suas colaboradoras.


A Mental Clean – Consultoria especializada em Saúde Mental no Trabalho e do Trabalhador – tem programas especialmente voltados para o Outubro Rosa, são Palestras, Lives e Rodas de Conversas que abordam a Saúde Integral da Mulher. Clique neste link e saiba mais.


Prevenção e cuidados com a Saúde Feminina


Você sabia que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis?


E você pode começar a exercer esse autocuidado praticando atividades físicas, alimentando-se de forma equilibrada e mantendo o seu peso. Aliando a esses cuidados o controle e a detecção precoce por meio de exames periódicos.


Existem alguns fatores de risco que podem ser controlados: estar acima do peso, levar uma vida sedentária e tomar mais do que uma dose de bebida alcoólica por dia. O uso de terapia de reposição hormonal, quando indicada, deve ter acompanhamento médico.


A mamografia é o exame mais eficaz recomendado para mulheres a partir de 40 anos, e deve ser feita anualmente. Essa estratégia de rastreamento ajuda a identificar o câncer antes mesmo que a paciente apresente os sintomas.


Também é recomendado que todas as mulheres façam o autoexame das mamas, pelo menos uma vez ao mês, preferencialmente no mesmo dia do mês, para que percebam se há alguma alteração no período.


Autocuidado como prevenção


Muitas vezes, a mulher acaba usando o seu tempo para “dar conta” dos seus múltiplos papéis, deixando o cuidado com a sua saúde em último plano.


Quando falamos de autocuidado, nos referimos a um conjunto de comportamentos e atitudes que tomamos em nosso próprio benefício, em prol da nossa saúde física, mental e emocional.


E já que estamos falando sobre isso, que tal refletir um pouquinho sobre como você dedica esse zelo por você mesma?

  • Você tem cuidado da qualidade do seu descanso?

  • As necessidades dos outros são mais importantes que as suas?

  • Você adia o enfrentamento de questões que precisam de solução?

  • Você sabe o que te agrada ou desagrada?

  • Você cuida da sua saúde e está com os exames periódicos em dia?

É preciso estar bem emocionalmente para vencer o câncer de mama, uma doença que impacta profundamente a vida de uma mulher. Portanto, além de todos os cuidados físicos, temos que cuidar da nossa Saúde Emocional.


Medo, Angústia ou Depressão são sentimentos que podem vir à tona em um processo de adoecimento. Saber reconhecê-los, não ignorá-los e sim acolhê-los nos torna mais fortes para superar as situações delicadas que podem surgir.


O apoio profissional de uma psicóloga ou psicólogo nesse processo também é fundamental. Reconhecer que sozinhos não damos conta é normal e está tudo bem.


A psicoterapia nos ajuda a entender nossos sentimentos, a obter uma postura mais confiante perante a vida, assim como a enxergar nossos desafios sob uma nova perspectiva.


Após essa breve reflexão, é importante que você passe a dedicar um tempo diário para o seu autocuidado e bem-estar.


Prevenção, certamente sua empresa apoia essa prática!

Posts em destaque
Posts recentes