Sua saúde emocional pode ser determinante para o sucesso
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean

Sua saúde emocional pode ser determinante para o sucesso. Já pensou nisso?

O adoecimento mental e emocional, se não for cuidado, pode ser um matador silencioso do seu negócio

 

 

 

 

Desde que me tornei empresária e entrei no universo do empreendedorismo no Brasil, sempre me chamou a atenção o quanto recebemos muito conteúdo técnico e praticamente nada de conteúdo para o desenvolvimento emocional para lidar com os negócios.

 

Ao longo desses anos assisti a muitos empreendedores, homens ou mulheres, sofrendo emocionalmente e isso impactando seriamente no negócio, alguns chegando ao ponto de não ter mais estrutura para seguir adiante.

 

Saúde mental e emocional é carro chefe na vida de uma pessoa. Que dirá na vida do empreendedor, diante de um país com tantos desafios!

 

Por estar muito envolvida com a causa do feminismo, minha pergunta era: como anda a saúde emocional da empreendedora?

 

Em 2016, participando como expositora no V Fórum Empreendedoras, vi a oportunidade de começar a responder a essa pergunta. Aplicamos em todas as visitantes do nosso estande um questionário de triagem, desenvolvido e validado pela OMS (Organização Mundial da Saúde). O intuito foi identificar se havia sofrimento emocional sem especificar o diagnóstico.

 

Eu já desconfiava que os dados poderiam ser altos, mas confesso que o resultado me surpreendeu!

 

Em 2017 nós repetimos a pesquisa no VI Fórum Empreendedoras. E a conclusão foi que a saúde emocional da empreendedora não vai bem!

 

Em 2016, 45,56% e, em 2017, 43,46% apresentavam sofrimento emocional! Se considerarmos que a OMS aponta que, em média, 30% da população mundial apresenta sofrimento emocional, o que a empreendedora vem apresentando é muito alto!

 

Nossa experiência na aplicação desse instrumento conta que mais de 80% dessas empreendedoras quando passam por uma avaliação recebem um diagnóstico. Seja uma  depressão, um transtorno ansioso ou estresse, nos seus mais variados graus.

 

Sem falar nos diversos problemas de saúde que já apresentam e então fica uma peregrinação de médico em médico, quando na verdade estamos falando de um problema emocional!

Em 2017,  83,25% referiu sentir-se nervosa, tensa e preocupada, 51,85% se cansa com facilidade,  47,64% dorme mal, 43,46% disse ter dificuldades para tomar decisões!

 

O grande problema desses dados é que a empreendedora com estresse elevado e adoecida emocionalmente, fatalmente vai ter mais dificuldade em tocar o dia a dia no seu negócio. Vai estar mais irritada, sem paciência, sem conseguir pensar com clareza, podendo gritar com seus funcionários, agir de forma impulsiva, perder seu foco e ter mais dificuldade para fazer a gestão do seu negócio! Enfim o adoecimento emocional, se não for cuidado, pode ser um matador silencioso do negócio!

 

Falar de Saúde Emocional na 8ª Virada Empreendedora, foi um marco no empreendedorismo no país. Abre uma discussão de um tema que precisa fazer parte dos conteúdos oferecidos aos empreendedores em geral, mas principalmente à mulher empreendedora que tem desafios muito maiores que os homens na condução de seu negócio.

 

Fica a dia: não busquem só competências técnicas para o desenvolvimento e crescimento do seu negócio. Busquem desenvolver competências sócio emocionais também! Cuidem também da saúde emocional!

 

Por fim, além de se cuidar, a empreendedora também deve estar atenta à saúde emocional de seus funcionários! Um ambiente de trabalho mais saudável, também é um dos determinantes do sucesso numa empresa.

 

Se identificou com o texto acima? Acha que você ou seu time estão precisando cuidar mais da saúde emocional? Nós temos como te ajudar! Conte com a nossa especialidade. 

 

Please reload

Posts em destaque
Posts recentes

November 14, 2018

Please reload

Arquivo
Please reload

Tags
Please reload

Nossas redes
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Basic Square