SIPAT – uma semana dedicada à Saúde integral do trabalhador

August 24, 2020

 

Para muitas empresas, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) deste ano tem sido uma oportunidade de abordar um tema fundamental para a realidade que vivenciamos: a Saúde Mental.

 

Agenda anual obrigatória para as empresas, a SIPAT compõe uma das ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que tem o objetivo de conscientizar os funcionários sobre a necessidade da prevenção aos acidentes de trabalho.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), um ambiente de trabalho inadequado pode desencadear nos trabalhadores problemas de saúde física e mental e comprometimento da produtividade.

 

Um estudo realizado entre março e abril deste ano, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com 1.460 pessoas pelo país, apontou que os problemas de Saúde Mental neste período de pandemia se elevaram em escalas preocupantes. Entre os entrevistados, constatou-se um aumento de 80% nos casos de ansiedade e estresse, já as ocorrências de depressão aumentaram 50%.

 

Nesse contexto, as empresas devem desenvolver ações e estratégias que proporcionem o bem-estar físico e o equilíbrio emocional de seus colaboradores. E a SIPAT 2020 é uma excelente oportunidade!

 

“O momento é mais do que propício para falarmos sobre Saúde Mental nas empresas. Todos esses desafios gerados pela pandemia estão causando fortes impactos emocionais. Poder oferecer apoio e orientação aos trabalhadores nesta oportunidade é fundamental para evitar o desenvolvimento de transtornos e sofrimento emocional”, diz Patrícia França Proença, Psicóloga e Especialista da Mental Clean.

 

Por entender que é papel das empresas cuidar e zelar da Saúde Integral de seus colaboradores, a Mental Clean – Consultoria especializada em Saúde Mental no Trabalho e do Trabalhador –, desenvolveu um programa especialmente voltado para a SIPAT.

 

“São Palestras, Lives e Rodas de Conversas – o que muda de uma solução para a outra é a abordagem, carga horária e número de participantes. O formato é on-line, neste momento de distanciamento social, e permite interação, troca e bastante reflexão”, explica Patrícia Proença.

 

Abaixo seguem alguns temas que têm sido muito solicitados pelas empresas no momento para a realização da SIPAT, mas a Mental Clean também pode desenvolver ações direcionadas e customizadas para se adequar à realidade de cada organização.

 

  • Primeiros Socorros para a mente em tempos de pandemia – uma visão geral da importância do cuidado com a saúde mental

 

  • Equilíbrio Emocional e Financeiro

 

  • Estratégias para lidar com o estresse e a ansiedade

 

  • Home office: os desafios para se manter produtivo, morando sozinho ou com a família

 

  • Inteligência Emocional: o que as emoções dizem sobre nós

 

“Estamos à disposição para oferecer sempre a solução personalizada para as empresas e suas equipes, para que alcancem os melhores resultados. E sabemos que o melhor retorno sempre será uma vida com mais harmonia e Saúde Mental”, conclui a especialista da Mental Clean.

Please reload

Posts em destaque
Posts recentes
Please reload

Entrevista com Fátima Macedo: Saúde Emocional – um autocuidado para a vida

26 May 2020

1/3
Please reload

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean