Tudo está em constante evolução e transformação!


O momento de tantas incertezas que estamos vivendo, o chamado “novo normal”, está exigindo que as pessoas exerçam uma capacidade de adaptação a diferentes cenários.


Você já parou para refletir sobre seu comportamento frente a situações imprevisíveis?


Todos nós passamos por momentos desafiadores, porém, uma coisa é certa: as mudanças são inevitáveis e acontecem em todas as áreas de nossa vida.


O modo como encaramos as circunstâncias determina as nossas reações.


Podemos enxergar o copo ‘meio cheio ou meio vazio’ e quem escolhe ver o lado cheio consegue assumir atitudes mais otimistas diante da vida.


Uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho atualmente é a adaptabilidade. Uma recente pesquisa realizada pela Salesforce – Série Global Stakeholder, com cerca de 20 mil pessoas de 11 países, incluindo o Brasil, apontou que profissionais de 8 em cada 10 nações pesquisadas acreditam que a adaptabilidade é o atributo mais importante nesse cenário pós-pandemia.


“A adaptabilidade nos faz sair de nossa zona de conforto, encarar com mais confiança os novos desafios, enfrentar as mudanças de forma mais natural, cuidar bem dos nossos relacionamentos interpessoais e nos ajuda a ser mais criativos, flexíveis e produtivos”, explica Patrícia França Proença, Psicóloga e especialista da Mental Clean, Consultoria Especializada em Saúde Mental do Trabalhador.


Ao contrário, há pessoas que são mais resistentes a mudanças por se sentirem inseguras e com medo do desconhecido.


“O mundo vem passando por uma transformação sem precedentes, em um curto espaço de tempo. Por isso, ter uma boa capacidade de adaptação nesse momento é uma necessidade de sobrevivência e essa habilidade deve ser desenvolvida constantemente por todos os profissionais”, alerta a Psicóloga.


Após essa rápida reflexão você pode estar se perguntando “o quão flexível eu sou”? ou, como posso desenvolver minha adaptabilidade?


Pensando nisso, a Mental Clean elaborou algumas dicas para você treinar e fortalecer a sua flexibilidade emocional e se sentir mais confiante frente às adversidades do dia a dia:


  • Acolha os seus sentimentos: ao perceber e identificar cada uma de nossas emoções, conseguimos gerenciá-las e isso é fundamental em um processo de adaptação a mudanças.


  • Desenvolva a resiliência: uma postura resiliente nos ajuda a lidar com os imprevistos e com as pressões, proporcionando estratégias de enfrentamento para superar dificuldades com equilíbrio e de forma positiva.


  • Seja autoconfiante: acredite no seu potencial e na sua capacidade de inovar, transformar e ir além. Reconheça também suas fragilidades e saiba que nem sempre temos o controle das situações e está tudo bem!


  • Aprenda com os erros: cada falha que cometemos sempre tem uma lição a nos ensinar, pratique essa autopercepção e não cometa os mesmos equívocos. Nesse campo, você é o seu melhor mestre!


  • Faça diferente: saia da rotina, surpreenda você mesmo e as pessoas ao seu redor. Estamos tão acostumados a uma vida ligada no “piloto automático” que, muitas vezes, não buscamos novas formas realizar uma tarefa.


O sábio filósofo Heráclito alertou há milhares de anos que “Nada é permanente, exceto a mudança”, portanto, seja você um agente ativo da sua transformação!


Reinvente-se e construa sua vida convertendo gestos simples em grandes oportunidades de aprendizado e crescimento!

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean