Vamos ver o mundo de uma outra forma?



Todos nós temos um modelo mental que é fruto de nossas experiências adquiridas ao longo da vida e isso determina as nossas crenças e a maneira de enxergar e encarar as situações do cotidiano.


Muitas vezes, ficamos tão presos ao nosso modo particular de perceber o que acontece à nossa volta, que nos fechamos a diferentes possibilidades de enfrentar novas circunstâncias. Nos tornamos rígidos em nossas convicções!


Em um mundo em total transformação, mudar não é uma opção, é necessidade!


O momento que estamos vivenciando de rápidas e aceleradas mudanças nos exige um novo modelo mental! De repente, tudo está acontecendo ao mesmo tempo e agora.


De uma maneira geral, as pessoas não estavam preparadas para ter que lidar com tantas mudanças e em tão pouco tempo, que inclui tarefas e condições que começaram a fazer parte do nosso cotidiano de uma hora para outra: home office, distanciamento social, lockdown, home working – poderíamos citar vários exemplos, mas a lista é grande...


“Este momento nos impõe flexibilizar nossas crenças e valores, enxergar novas conexões, temos que nos adaptar ao curso dos acontecimentos. Não podemos continuar fazendo as mesmas coisas que fazíamos há anos ou, até mesmo, há meses”, explica Patrícia França Proença, Psicóloga e especialista da Mental Clean, Consultoria Especializada em Saúde Mental do Trabalhador.


Esse é um dos aprendizados que a pandemia está nos trazendo, estamos mais conscientes do nosso papel social e profissional e isso, de uma certa forma, nos motiva a desenvolver novas habilidades e nos alinhar ao nosso propósito.


Precisamos expandir a nossa consciência e perceber que a sociedade atual, o chamado ‘novo normal’, tem características peculiares, ela é colaborativa, mais solidária e empática.


“Nesse contexto, é importante que as empresas motivem seus profissionais a buscar essa nova visão, que seja compatível não apenas com a cultura organizacional, mas que seja também o passaporte para um mundo de múltiplas possibilidades”, enfatiza a Psicóloga.


Que tal começar agora a construir um novo modelo mental com essas simples dicas elaboradas pela especialista da Mental Clean?


  1. Desenvolva múltiplas habilidades – novas aptidões nos impulsionam a mudanças com mais ferramentas a nossa disposição!

  2. Seja empático – entenda a necessidade do outro, preocupe-se com as pessoas que estão ao seu redor!

  3. Aprenda a lidar com a tecnologia – e use-a seu favor! Pode ser mais fácil do que você imagina!

  4. Seja curioso – informe-se na medida certa, faça perguntas, converse com as pessoas, participe de grupos de discussões temáticas sobre assuntos que te interessam ou mesmo para obter novos conhecimentos!

  5. Tenha um propósito – encontre um sentido para o que você faz, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Isso te deixará mais feliz e motivado.

  6. Enxergue o cenário de forma ampla – este é o momento ideal para você rever seus valores, deixar de lado antigos conceitos e abrir-se para o singular. Uma oportunidade para crescer e realmente construir um novo modelo mental.


Experimente fazer diferente, saia da rotina!


Amplie seu olhar e permita-se ver o mundo através de várias perspectivas distintas!


Procure aprender com cada novo desafio, supere seus limites!


Você não vai se arrepender!

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean