Você já fez ou faz psicoterapia?


Sabe quando tudo parece meio confuso dentro da gente, com um turbilhão de sentimentos misturados e que aos poucos vão se apoderando da nossa mente?


Independente do motivo que origina esse estado, entramos em um sofrimento emocional do qual sozinhos não conseguimos dar conta.


Nesse momento, é importante reconhecer que precisamos de uma ajuda profissional, e iniciar um processo psicoterapêutico.


Normalmente a psicoterapia, ou simplesmente terapia, pode ser recomendada sempre que uma pessoa está enfrentando alguma questão que esteja lhe trazendo sofrimento ou dor, seja nos relacionamentos, no trabalho, transição de carreira ou em uma situação de luto.


A psicoterapia é indicada para pessoas de qualquer idade e é conduzida por um Psicólogo, que atua propondo um diálogo que estabelece conexões com suas questões emocionais, através de técnicas de diversas abordagens teóricas.


O acompanhamento psicológico é uma estratégia fundamental e eficiente no tratamento aos transtornos mentais. “Nesses casos, o objetivo na psicoterapia será entender o que pode estar gerando o quadro e identificar ferramentas que possam aliviar o sofrimento emocional”, explica Fabiana Medeiros, Psicóloga e especialista da Mental Clean.


Em algumas situações é necessária a introdução de medicamentos e, assim, a atuação conjunta entre o psicólogo e o médico psiquiatra que fará a prescrição, bem como a indicação do tratamento mais eficaz.


Por mais que o tema Saúde Mental seja difundido atualmente, há ainda muito receio e preconceito em se falar sobre o assunto. Sabe-se, por exemplo, que 70% das pessoas que sofrem de algum transtorno mental não procuram ajuda (segundo dados da OMS).


“Muitos relutam em procurar apoio profissional por acharem que isso pode ser visto como um sinal de fraqueza ou que pode afetar sua reputação, carreira, ou mesmo por terem dificuldade em aceitar o problema que estão vivendo”, diz Fabiana.


A Psicoterapia e o Autoconhecimento


É importante ressaltar que a psicoterapia pode ser uma grande oportunidade de melhoria de bem-estar emocional e para desenvolver a qualidade da sua vida!


Você não precisa estar com um problema específico para iniciar um processo psicoterapêutico, pois essa ferramenta atua em favor do nosso autoconhecimento e é o maior investimento que podemos fazer por nós mesmos.


“O processo terapêutico é algo pelo qual todos devem passar, pelo menos uma vez na vida, para enxergar seus pontos de fragilidade e também identificar quais são as suas fortalezas”, recomenda Fátima Macedo, CEO da Mental Clean.


Quando nos conhecemos, deixamos de reagir impulsivamente às intempéries da vida e assim cuidamos de nossa saúde emocional.


“O autoconhecimento possibilita que você descubra suas qualidades e competências, assim como seus pontos de atenção que precisam ser trabalhados e melhorados, permite também uma reflexão sobre os padrões de comportamento que interferem nos seus relacionamentos e no seu desempenho profissional”, ressalta a psicóloga Fabiana.


Investir em autoconhecimento é centrar esforços para entender a si mesmo em todos os âmbitos. Quando não nos conhecemos ficamos perdidos diante da vida e dos desafios que possamos vir a enfrentar.


Portanto, a psicoterapia é uma atitude prioritária em prol da nossa Saúde Mental, que nos ajuda a obter uma postura mais confiante perante a vida.


Elencamos abaixo alguns dos inúmeros benefícios promovidos por essa estratégia de busca do bem-estar e cuidado com nossa Saúde Emocional:


  • Ajuda a encontrar um propósito de vida e a nos reconectar com nossos valores essenciais.

  • Auxilia a desenvolver habilidades para melhorar nossos relacionamentos interpessoais.

  • Ajuda a reduzir o excesso de preocupações, muitas vezes dispensado a coisas simples.

  • Alivia tensões provenientes de conflitos ou situações de estresse.

  • Auxilia a adquirir mais autonomia e domínio sobre nossas ações.

  • Ajuda a encontrar soluções para superar os obstáculos do dia a dia.

  • Auxilia a identificarem os conflitos e traumas que possam originas transtornos psicológicos.

  • Ajuda a entender melhor nossos problemas e a observá-los sob uma nova perspectiva.

Se você respondeu SIM à pergunta feita no início desse texto, certamente está desfrutando dos resultados desse processo terapêutico, que se traduzem em mais qualidade de vida e equilíbrio emocional.


Mas, se ainda estiver relutando ou pensativo, experimente! Não tenha receio em dar esse importante passo que certamente te ajudará a enxergar a vida de uma forma mais otimista.


Escolher se cuidar é uma das maiores provas de amor por você!

Posts em destaque
Posts recentes
  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Instagram Mental Clean
  • Twitter ícone social
  • Pinterest ícone social

© 2018 Mental Clean